Exposições

TRAMAS DA MEMÓRIA

Galeria de Arte Univali Campus Itajaí

O que: Exposição – Tramas da Memória

Onde: Galeria de Arte Univali – Campus Itajaí

Quando: de 12/07 à 04/08 – Segunda a Sexta das 8:00 às 12:00 hs e das 13:00 às 17:15 hs

Tramas da memória

A realidade que atravessa a retina do artista está distante de sua realidade imaginada e interpretada. A costura da manifestação do espírito criativo com o plano material promete sobreviver a todos nós, uma vez que, como nos ensina Susan Sontag, implica o pertencimento da obra no “mundo-imagem”.

Assim, percepções plurais do eu no universo influem na própria assunção da imagem como testemunho. Não há de se perguntar onde, quando ou se aquilo aconteceu. O “se não me falha a memória” cede espaço para um lugar onde as imagens têm um fim em si mesmas, enquanto as reflexões provocadas vêm da eloquência visual do artista. As imagens expostas em cetim apontam a fluidez e o movimento da própria existência, flutuam no ar rarefeito das possibilidades do imaginário.

Integrante do circuito expositivo da 7ª edição do BC Foto Festival, a exposição “Tramas da Memória” traz à Galeria de Arte Univali criações de artistas que utilizam imagens como instrumento de diálogo com o público e para ampliação do entendimento sobre si mesmos.

Lucas Correia

Autores

Flavio Fernandes, nascido em São Paulo, graduado em fotografia pela escola Panamericana de Artes – SP, trabalha como fotógrafo e produtor cultural. É um dos organizadores do BC Foto Festival, coordenador no NEFA BC Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte de Balneário Camboriú, autor do livro Rodar do Engenho. Proprietário do estúdio Brasil Imagens, na praia do Estaleiro – Balneário Camboriú – SC

Marcelo Fernandes é pós-graduado em fotografia e há mais de 19 anos dedica-se a pesquisa e produção em fotografia. Atua também como produtor cultural. É um dos organizadores do BC Foto Festival, coordenador no NEFA BC Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte de Balneário Camboriú, autor do livro A Casa que Roda – Circo Teatro Biriba. Proprietário do estúdio Brasil Imagens.

Artista visual, professora e produtora cultural. Sua pesquisa estabelece relações entre fotografia e performance; corpo e arquitetura; espaço público e privado; corpo público e privado; e noções de arquivo, e seus desdobramentos em fotografias, vídeos, ações e publicações impressas. Mestra em artes visuais pela UDESC, especialista em gestão cultural pelo SENAC e formada em fotografia pela UNIVALI, com bolsa de intercâmbio na Espanha (Universidade de Sevilha) e nos Estados Unidos (parsons the new school for design e Academy of Arts University). É professora da área de fotografia na educação básica (colégio de aplicação UNIVALI) e no ensino superior (graduação em fotografia) na UNIVALI e em cursos livres. Faz parte das câmaras setoriais de artes visuais e de produção cultural do conselho municipal de políticas culturais de Itajaí, SC. É responsável pela DES, editora e espaço de pesquisa e produção em artes visuais, em funcionamento em Itajaí, SC, desde 2014.

Natural de Londrina/PR e residente no Litoral Norte de Santa Catarina, Lucas Vinicius Correia, é bacharel em Direito, tecnólogo e pós-graduado em Fotografia. É docente nos Cursos Superiores de Tecnologia em Fotografia e em Produção Audiovisual na Universidade do Vale do Itajaí. Com passagem por diversos veículos de comunicação como repórter fotográfico, encontra na área autoral, documental e jornalística seus principais motivos fotográficos, não obstando o interesse pela realidade dúbia da imagem. Tem em seu currículo publicações, participação em exposições e premiações fotográficas.

Nestor Varela. 1999. Natural de lages, SC. Reside atualmente na cidade de Itajaí, SC. Graduado em fotografia pela UNIVALI (2020), atua também como diretor criativo e de arte em produções fotográficas e audiovisuais. em sua pesquisa está sempre em movimento de pensar em si, tensiona seus trabalhos a partir do espaço do registro íntimo. Investiga temas acerca do corpo, corpo público e privado, corpo e cotidiano e corpo e memória. Utiliza-se de fotografias, performances, processos de escrita e instalações, com desdobramentos em espaços físicos e virtuais.