Exposições

CARTOGRAFIA DO AUSENTE

Studio Âmbar

O que: Exposição Vitrine CARTOGRAFIA DO AUSENTE de Amanda Loch

Onde: Studio Âmbar. Rua 700, 302. Sala 01

Quando: de 13 a 30 de julho

Conversa com a artista: 14 de julho às 10:30

CARTOGRAFIA DO AUSENTE

Como uma colecionadora de memórias perdidas, Amanda Loch tem interesse por recolher, juntar e refletir sobre o descarte de imagens, objetos, sucatas e fragmentos da natureza.

Seu processo de criação se articula no diálogo que estabelece entre suas fotografias e a sobrevida de restos de experiências suas e alheias que guarda dos seus garimpos em acervos familiares, ferro-velhos, sebos, viagens etc.

Como neste site specific sua pesquisa poética acontece na sobreposição entre a representação fotográfica da Villa Epecuén, a cerca de 500 km de Buenos Aires, e elementos esquecidos no mundo.

As imagens da cidade que ficou submersa por 20 anos em decorrência de um rompimento de barragem, ganham o afeto da experiência e do olhar da autora, e intensificam-se como linguagem quando incorporados a elementos que carregam outras reminiscências.  E quando encontra o nosso olhar, a Cartografia do ausente, nos convida a consultar nossas próprias recordações.

Lucila Horn – Curadora

 

 

 

 

 

Biografia

Amanda Loch (Balneário Camboriú, 1990)

Bacharel em Design de Moda pela UNIVALI. Estudou fotografia em Buenos Aires na escola MOTIVARTE (2015). Participou do NEFA – Núcleo de estudos em Arte e Fotografia, em Balneário Camboriú – 2018.

A artista utiliza a fotografia, as colagens e assemblagens como forma de expressão. Suas obras surgem como resposta a memórias, sonhos e poesia. O descartado e o esquecido são tesouros a se examinar. Busca a partir do que sente e acredita, conseguir revelar sensações.