Bate-papo – Performance na Fotografia


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Biografias

Ana Sabiá

Artista visual, fotógrafa e pesquisadora. Doutoranda em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na linha Ensino das Artes Visuais. Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas, pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Membro do grupo de pesquisa CNPq Núcleo de Estudos Semióticos e Transdiciplinares (NEST/UDESC) e do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA). Tem experiência profissional, no ensino fundamental e médio, na área de Artes Visuais e Fotografia. Como fotógrafa participou de exposições e festivais de fotografia em São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Atualmente, desenvolve pesquisas abrangendo corpo e auto-representação como estratégia de problematização do feminino através da fotografia.

Lilian Barbon

Fotógrafa e artista visual. Mestre e Bacharel em Artes Visuais (UDESC) e Especialista em Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico (UEL). Desde 2005, realiza experiências na área da fotografia, desenvolvendo trabalhos voltados principalmente às temáticas da “Autorrepresentação e Identidade na Fotografia Contemporânea”.

Tem participando de diversas exposições coletivas e individuais dentro e fora do país, destacando suas individuais: “Cronofotografias de Self” (2012-2015); “Autorretrato” (2015) e “Women’s” (2015). Neste ano, a artista retorna com seu trabalho autoral apresentando a exposição “Paisagens Transversas”, em Florianópolis e encaminhando-o ao “iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes”, em Portugal.

Das premiações na área da fotografia destacam-se: Prêmio “Llamale H”, da Asociación Civil por la Cultura y la Diversidad (Montevidéu -UY); Prêmio no “XX Encontro de Artes Plásticas de Atibaia” (SP); Prêmio no “14º Salão UNAMA de Pequenos Formatos” (Belém-PA) e no “III Concurso de Fotografia Next-Photo” (São Paulo – SP). Participou da Residência Artística da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) em Portugal, no ano de 2016, com o projeto “Light Painting – Pintando com Luz”.

Atualmente dedica-se também ao ensino de fotografia, ministrando cursos e workshop em todo o território nacional.  Entre os cursos ministrados estão: “Fotografia: Corpo e Autorrepresentação”; “O Corpo como Linguagem”; “Light Painting – Pintando com Luz”; “Processos Fotográficos Históricos e Alternativos”. É coordenadora do evento “PINHOLE DAY FLORIPA” e do projeto “LUZ NA LATA – Oficinas de Fotografia Pinhole”.

Atua como professora na Escola Câmera Criativa, em Florianópolis, com as disciplinas de “Light Paint”, “Fotografia Autoral” e o “Curso de Fotografia e Artes”.

Caroline Santos

Em caminhos diversos busca a valorização do capital intelectual e as performances cotidianas do ambiente/local, talvez traduzidos em projetos como “Colarêntu performance” (2014), Costumeira – lugar comum (2017), fotografia de performance do projeto “Córregos e Lagoas de Balneário Camboriú”(2018). Vivências entre a cidade e suas paisagens culturais, movimentos de corpo, acúmulos de materiais, são bases principais de apoio utilizadas em processos de criação, sejam eles para a construção de palavras, imagens ou objetos.

Formada em Design de Moda (2007) e pós-graduada em Fotografia (2012), ambos pela UNIVALI, se tornou docente do curso de Design de Moda da Instituição em 2012, e atualmente leciona disciplinas de “produção de moda e fotografia” e “estruturas e volumes”. É pesquisadora e fotógrafa no NCF – Núcleo Catarinense de Fotografia, com projetos em patrimônio imaterial: “Retratos do Rio Camboriú”(2015) com levantamento das manifestações culturais em torno do Rio Camboriú, e a pesquisa de moda e comportamento para o livro “Hotel Fischer” (2016).

É também batuqueira de Maracatu de Baque Virado desde 2011, foi oficineira no projeto de “Oficina de Maracatu Morro do Boi” (2014). Integrante do Grupo de Maracatu Nova Lua situado Bairro da Barra Balneário Camboriú, e oficineira no projeto de “Oficina Percussiva de Maracatu” (2018). Participa do coletivo Peixaria Cultural, auxiliando na produção do “Sarau da Tainha” desde 2016, com decoração/cenografia e montagem e desmontagem do evento, e as vezes recita algumas poesias e pinta muros pelo Bairro.

 

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