+

#PALESTRAS

Fotografia Japonesa – O trauma das bombas

com Marcelo Greco

junho 25, 2021

20h



A fotografia como forma de expressão está sempre atrelada a vida do autor. As experiências de todos os âmbitos, influência e transforma a forma que o indivíduo se relaciona com o mundo. Quando um indivíduo e/ou uma sociedade vive uma experiência traumática, a forma que passamos a enxergar o mundo e se relacionar com ele se transforma a curto, médio e longo prazo. 

O Japão é o único país na história da humanidade a sofrer o impacto da devastação de duas bombas atômicas. A fotografia é uma boa forma de abordar a questão da transformação da sociedade através do olhar de seus autores. 

A palestra fará um breve percurso sobre o que as bombas provocaram na fotografia das gerações posteriores ao apocalipse nuclear. 

Palestra – 1 hora

As palestras serão transmitidas via plataforma Zoom. O acesso a participação pela sala zoom será disponibilizada 15 min antes de cada palestra por ordem de chegada. 

Link: https://us02web.zoom.us/j/82353708752?pwd=b1lHamhlR1dlaU9kVS9WRnl5RjVUQT09




Marcelo Greco

Marcelo Greco

Nascido em 1966, trabalha com fotografia desde 1996. Fez diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Tem trabalhos em coleções como Coleção Joaquim Paiva, Museu de Imagem e do Som de São Paulo, Fundação Cultural de Curitiba, Pinacoteca do Estado de SP, etc. Foi curador geral do Festival ‘Paraty em Foco’ 2008. Em 2009 criou a Schoeler Editions, editora especializada em edições limitadas de assinadas e numeradas pelos artistas. Ministra o curso Fotografia autoral no MAM, parceiro do NEFA desde 2015 e atualmente desenvolve projetos de formação, curadoria e edição de livros pela Rios Greco.