+

#EXPOSIÇÕES

Projeção “7×7” – Coletivo 7Mulheres

Ana Sabiá, Betinha Trevisan, Dirce Körbes, Luciana Petrelli, Lucila Horn, Ro Cechinel e Soninha Vill


Em março de 2020, logo após no estabelecimento das regras de confinamento, o Coletivo 7Mulheres iniciou um processo de pesquisa voltado para seu entorno pessoal na intenção de reflexionar acerca de possibilidades de autorrepresentação como práxis criadora em confinamento e caminho para dar continuidade a construção de uma narrativa do e no coletivo.
A proposta desta série 7×7, nasceu quando uma das integrantes, propôs ao coletivo o desafio de responderem a pergunta – Qual a imagem da sua identidade? utilizando somente imagem como resposta, e ao mesmo tempo convidando o grupo para que cada uma elaborasse uma pergunta e que todas respondessem com imagens, sugerindo a realização de uma possível publicação on-line.
As perguntas não deveriam ser explicadas e sim interpretadas e respondidas, o que estava em pauta era a imagem, uma nova realidade, deflagrada pelas inquietações e questões do coletivo.

Assim foram 7 perguntas e 7 respostas, 7×7.

As perguntas lançadas foram: 1. Qual a imagem da sua identidade? 2. Que país é esse? 3. O que você diria para a criança que foi? 4. Você é racista? 5. Que sentimentos o isolamento despertou em você? 6. O que te impressiona? 7. Quem pensas que és?

Nesse momento estava iniciado um movimento em coletivo que se desenvolveu durante o ano de 2020, envolvendo a construção das imagens, a edição, o formato, a escala de cores, a diagramação, a elaboração de dezenas de bonecos (livro), e o convite em dezembro de 2020, para outras duas mulheres, Glaucia Nogueira e Ioana Mello, oferecerem outros olhares sobre o conjunto da pesquisa integrando a esta seus textos, além da curadoria para edição da projeção apresentada no Diafragma, festival internacional de fotografia e artes visuais, Covilhã, Portugal.

O processo do encontro com novos olhares fora do coletivo, reafirmou algumas posições e isocronicamente nos colocou novos desafios e percepções, incluindo tencionar outras configurações poéticas e possibilidades de veiculação.

Acesso: https://nefa.com.br/7×7