Oficina – Olhar Viajante – Narrativas Visuais

Olhar Viajante: Narrativas Visuais

A oficina propõe apresentar referências da fotografia, literatura e cinema para dar suporte a realização de trabalhos fotográficos autorais buscando sempre produzir uma narrativa visual consistente.

Valdemir apresentará diferentes suportes para a apresentação de narrativas fotográficas, mostrando suas peculiaridades e quais se adequam melhor a cada proposta de trabalho.

Durante a oficina, vários livros estarão a disposição dos alunos e serão utilizados como material de aula e consulta. Muitos deles poderão ser adquiridos na livraria Origem durante o festival.

Biografia

Valdemir Cunha atuou no mercado editorial durante 20 anos, com passagem pelas editoras Azul, Abril e Peixes, onde foi editor de fotografia e editor executivo, viajando por mais de 80 países produzindo reportagens para revistas Caminhos da Terra, Viagem e Turismo, Próxima Viagem. Para revistas de companhias aéreas como Gol, Azul e Latan e para as principais revistas do mercado brasileiro..

Como fotógrafo documentarista percorreu todo o território brasileiro, principalmente as áreas mais isoladas do país, para fazer um inventário da geografia humana brasileira. Seu principal livro, Brasil Invisível, tratou da formação do povo brasileiro e se esgotou em menos de um ano.

Até 2010 toda a produção do fotógrafo estava voltada a publicação de revistas e alguns trabalhos pessoais. A partir de então cria sua própria editora, a Origem, para publicar seus livros ligados a meio ambiente, população e cultura brasileira. Hoje já são 14 títulos da Origem, sendo que 5 já estão esgotados.

A partir de 2016 passou a produzir fotolivros com tiragem limitada voltando-se ao mercado de arte, ressignificando seu trabalho de documentarista para lançar um olhar mais conceitual sobre sua temática de trabalho. O fotógrafo também leva grupos de amantes da fotografia para workshop de fotografia nos lugares onde produziu livros como Amazônia, Pantanal e sertão.

bcfotofestival