Exposições
CAMINHOS
Praça do Pescador - BarraO que: Exposição CAMINHOS de Alexandre Freitas – Projeto Varal da Trajano
Onde: Praça do Pescador – Barra
Quando: 15 de julho das 13h às 17h
CAMINHOS de Alexandre Freitas
Projeto Varal da Trajano
Em tempos pós-modernos onde o discurso parece se sobrepor à obra, é muito bom ver esta nova série fotográfica de Alexandre Freitas. Como todos os seus trabalhos, este é pensado como uma série. Produzido ao longo de alguns anos com muita consistência, fala do cotidiano e conta uma história de família, companheirismo. Fala, sobretudo, em uma trama com uma genuína tradição do campo da Fotografia, do curso da vida.
Produzido em primeira pessoa (o fotógrafo é um dos personagens), fala da interação e do diálogo entre o fotógrafo, a impressão fotográfica, espectador (da imagem fotografada e impressa) e espectadoras observadas pelo fotógrafo. A série ainda revela o investimento de uma mãe que mostra o mundo à filha, em um contínuo processo de educação e de crescimento, físico e intelectual. Aprendi a admirar as complexidades simples ou simplicidades complexas do Alexandre ao longo de muitos anos como companheiro de trabalho e cunhado, quase da família.
Quando trabalhamos juntos, era comum que chegasse na segunda feira com uma vontade apaixonada de conversar sobre a iluminação e a fotografia de um filme que tivesse visto no fim de semana. Alexandre Freitas processa imagens com facilidade: a capacidade de ver um objeto ordinário e encontrar o enquadramento perfeito (na fotografia ou como uma metáfora para a vida) sempre foi uma constante na sua história e o resultado pode ser visto nas suas imagens, sempre mostradas em doses homeopáticas.
O trabalho do Alexandre, se confunde com sua vida e com as piadas e tiradas rápidas que ele solta de uma forma tão característica que seria impossível expressar em algumas linhas. Este jeito de ter uma resposta sempre em cima do lance tem muito a ver com o ato fotográfico: é uma capacidade de olhar para um evento e ao mesmo tempo elaborar seus desdobramentos. Onde se posicionar? Qual o momento do clic? A exposição Caminhos, que Alexandre traz hoje para o Varal da Trajano, é mais um plano que se fecha, mais uma teoria elaborada, mais um motivo para admirar o pai da Stelinha e marido da Karol, que participam com ele, como personagens, deste conjunto de fotos.
Cláudio Brandão