Exposições

VARAL DA TRAJANO EM PORTUGAL

Praça do Pescador - Barra

O que: Exposição O Varal da trajano em Portugal

de Alexandre Freitas e Milton Ostetto

Onde: Praça do Pescador – Barra

Quando: 15 de julho das 13h às 17h

O VARAL DA TRAJANO EM PORTUGAL

Julgo que no Brasil o quadro de utilização do espaço público para a difusão da fotografia é escasso e muito irregular, segundo Ricardo Mendes – pesquisador em história da fotografia –  numa palestra apresentada na UNESP- Instituto das Artes, em 1998.

Ainda segundo Ricardo Mendes, “o conceito de espaço público deriva da noção de livre acesso, associado à ideia de público e de espaço aberto, em contraponto ao espaço de galeria, de museu”, isto é, à oposição entre a apresentação informal e formal da arte fotográfica.

O Varal da Trajano, da responsabilidade de Milton Ostetto, Kleber Steinbach e Alexandre Freitas, insere-se nesta apresentação informal, visando a promoção do contacto casual e eventual desta com o público.

É também um espaço de encontro e convívio entre fotógrafos e é, estou seguro, o projecto brasileiro mais regular de apropriação do espaço público para divulgação da arte fotográfica.

Este ano, a convite do iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes, cuja 3ª edição se realizou entre 30 de Setembro e 31 de Outubro, o Varal fez a sua maior viagem. Atravessando o Atlântico, percorreu 8692 km de Florianópolis até Avintes, em Portugal, acompanhado por dois dos responsáveis o Milton e o Alexandre.

O Milton já era um antigo conhecido através do seu blog “Um breve instante no tempo…”. Faz mais de quatro anos que íamos acompanhando o trabalho um do outro. O Alexandre não conhecia. Mas quando nos encontramos pessoalmente a empatia foi imediata.

Durante o iNstantes o Varal foi destaque. O “Fotobox”, o único programa de fotografia na TV pública portuguesa e que estava a fazer a cobertura do festival enamorou-se dessa forma simples e próxima de mostrar e divulgar fotografia. Entrevistou o Milton e o Alexandre, que tinham montado o Varal na pequena feira semanal que se realiza na nossa cidade, pequena de cerca de 12000 habitantes e gravou imagens da exposição, intercalando com entrevistas a pessoas que passavam no local. Este programa passou na RTP3, RTP Açores, RTP África e RTP Internacional. Uma divulgação enorme do Varal e do Festival!!

No fim de semana seguinte, levamos o Varal a um pequeno lugar chamado Arnelas, junto ao Rio Douro. Um Paraty em ponto pequeno.

Pelo inusitado da proposta – o lugar nunca tinha assistido a uma exposição de fotografia –também aqui fez sucesso. As pessoas tocaram nas fotografias, fizeram perguntas, ofereceram-nos um lanche e pelo meio da tarde tivemos acompanhamento musical.

No dia seguinte, montamos o Varal numa zona de passagem de peões do Parque Biológico. Mais um dia em cheio com inúmeros interessados em falar sobre fotografia, sobre Florianópolis e sobre esta maneira informal de expor.

Para o sucesso do Varal em Portugal, para além da qualidade fotográfica do projecto muito contribuiu a inteira disponibilidade do Milton e do Alexandre e a sua contínua boa disposição.

A estadia destes Amigos foi completada com visitas à cidade do Porto, à Sogrape – a maior empresa portuguesa de vinhos e produtora do Mateus Rosé –  e à região vinícola do Douro, onde se produz o afamado Vinho do Porto.

No final aconteceu um facto insólito: O Varal… este Varal, não quis regressar a Florianópolis. Enamorou-se de Portugal e ficou por cá.

Vaidoso, sempre que tiver quem o acompanhe vai mostrar-se no meu país, através do festival iNstantes.

Pereira Lopes

Director do iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes