Convocatória 2022

Clique e veja: RESULTADO DA CONVOCATÓRIA

“O AMOR É REVOLUCIONÁRIO”

BC FOTO FESTIVAL 2022

DO OBJETO

Em sua sexta edição, o BC Foto Festival propõe o tema “O AMOR É REVOLUCIONÁRIO” para nortear sua programação e apontar para a necessidade de compreender a arte em seu papel de humanização, buscando na fotografia a possibilidade de futuração e compreensão do mundo.

Esta convocatória abre espaço para pensar a fotografia como possibilidade de elucubrar novas maneiras de olhar o mundo a partir do amor, do afeto, do coletivo e das relações e direitos humanos, ou seja, não se trata de uma reflexão sobre o amor romântico.

O objeto desta convocatória é a participação da projeção “O AMOR É REVOLUCIONÁRIO”, a ser realizada no BC Foto Festival 2022, que acontecerá durante a programação e será disponibilizada online no site do festival, sob a curadoria de Ana Soukef, Flavio Fernandes, Glaucia Nogueira, Lucas Correia, Lucila Horn e Marcelo Fernandes.

A temática desta convocatória é aberta, mas sugerimos um diálogo com o tema proposto pelo festival. Cada artista poderá participar somente com uma inscrição, submetendo de 01 a 08 fotografias, as quais constituam ou não um ensaio fotográfico. A curadoria poderá escolher mais de uma imagem por autor(a).

DAS ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS E FORMATAÇÃO DOS ARQUIVOS

A convocatória seguirá aberta até o dia 20 de julho e as inscrições se darão a partir das seguintes orientações.

a. A convocatória é aberta para submissão de fotos únicas e/ou ensaios/séries fotográficas;
b. Cada participante pode inscrever de 01 (uma) a 08 (oito) imagens;
c. As imagens deverão ser adicionadas no formulário de inscrição no link https://forms.gle/FHAdzkDigxhQs5qo7
d. As imagens devem estar em formato jpeg. com 1920 pixels do lado maior e resolução de 72 dpi, com no máximo 1MB por imagem.
e. Cada arquivo deve estar nomeado da seguinte forma: Autor_número da foto_titulo.jpg EX: João da Silva_01_sem título.jpg
f. Em caso de dípticos, trípticos ou polípticos, a imagem resultante deverá ser enviada em apenas um arquivo fechado no formato jpeg.
g. Cada proponente deverá anexar uma minibio com no máximo 5 linhas;
h. Cada proponente deverá anexar um texto descritivo do conjunto das fotografias ou do ensaio fotográfico, com no máximo 10 linhas.

DA SELEÇÃO E CURADORIA

O processo seletivo se dará em 02 (duas) etapas, a saber:

a) Habilitação: etapa de caráter eliminatório na qual será realizada uma primeira análise técnica
das inscrições, observando o preenchimento dos campos e o correto envio das imagens.

b) Seleção: etapa de caráter eliminatório e classificatório, na qual será realizada a curadoria e
análise artística das propostas habilitadas.

c) Dos selecionados para a Projeção “O amor é revolucionário”, um (1) autor receberá sua série impressa em tamanho 15×21 em impressão fine art em caixa portfólio.

DIREITOS AUTORAIS E USO DE IMAGEM

● Ao participar desta convocatória, os inscritos autorizam os organizadores do evento a utilizar, sem fins comerciais e com os devidos créditos, as imagens participantes nas seguintes mídias, sem qualquer ônus:

a. Projeção;

b. Mídia impressa e/ou eletrônica, exclusivamente para promover o evento e parceiros.

● Ao se candidatar nesta convocatória, o participante declara a autoria plena das imagens a serem exibidas e se assume responsável pelo uso das imagens, considerando todos os ônus no caso de descumprimento das leis de propriedade, de uso e circulação vigentes no País.

CRONOGRAMA

● A convocatória segue aberta do dia 10 de junho de 2022 até o dia 20 de julho de 2022 – sem prorrogações de datas.
● O resultado desta convocatória será publicado no site e nas mídias sociais do evento até o dia 10 de agosto de 2022.
● A projeção será realizada todos os dias do festival às 19h30.

DISPOSIÇÕES FINAIS

● Esta convocatória é um evento exclusivamente cultural realizado pelo BC Foto Festival.
● As dúvidas podem ser enviadas a qualquer momento para o seguinte e-mail: bcfotofestival@gmail.com
● Os casos omissos serão analisados e solucionados pela organização do evento.

Esta convocatória faz parte da programação do BC Foto Festival, com recursos da Lei municipal de Incentivo à Cultura – LIC do Município de Balneário.

Coordenação BC Foto Festival

***

Curadoria

Ana Paula Soukef

Ana Paula SoukefPesquisadora e fotógrafa, doutora em Ciências Humanas (UFSC) e pós-doutoranda em Artes Visuais (PPGAV/UDESC).

Desenvolve trabalho autoral junto ao Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA – Florianópolis) e realiza pesquisa sobre fotografia e memória indígena na América Latina.

Participou, em 2021, de exposições internacionais, no Festival de Fotografia de Arles (França), e exposições nacionais no Instituto Internacional Juarez Machado (Joinville/SC), Festival BC Foto (Balneário Camboriú/SC) e Fundação Cultural Badesc (Florianópolis/SC).

Flavio Fernandes

Flavio FernandesNascido em São Paulo, graduado em fotografia pela escola Panamericana de Artes – SP, é fotógrafo profissional, desenvolve trabalho autoral e atua nas áreas da fotografia publicitária, gastronomia, arquitetura e banco de imagens.

É um dos organizadores do BC Foto Festival, coordenador no NEFA BC Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte de Balneário Camboriú, autor do livro Rodar do Engenho.

Proprietário do estúdio Brasil Imagens, na praia do Estaleiro – Balneário Camboriú – SC

Glaucia Nogueira

Glaucia NogueiraÉ co-fundadora da plataforma Iandê (a fotografia brasileira na França).

Sua missão: buscar mais espaço para a fotografia brasileira na Europa.

Trabalha com imagem, é diretora de filmes institucionais, roteirista e fotógrafa.

Apaixonada por projetos artísticos, debuta suas primeiras curadorias.

Representou o Brasil no Fórum Avignon da Cultura na França durante três anos consecutivos.

Também é formada em História da Arte pela Escola do Louvre.

No Brasil, foi diretora de criação de agência e passou a dirigir filmes publicitários em 2001.

Formada em Comunicação pela PUCMG e em Cinema e Fotografia pela Universidade Federal de Minas. Gerais (UFMG ).

Lucas Correia

Lucas CorreiaNatural de Londrina/PR e residente no Litoral Norte de Santa Catarina, Lucas Vinicius Correia, é bacharel em Direito, tecnólogo e pós-graduado em Fotografia.

É docente nos Cursos Superiores de Tecnologia em Fotografia e em Produção Audiovisual na Universidade do Vale do Itajaí.

Com passagem por diversos veículos de comunicação como repórter fotográfico, encontra na área autoral, documental e jornalística seus principais motivos fotográficos.

Tem em seu currículo publicações, participação em exposições e premiações fotográficas, além de atuar como conselheiro no Conselho Municipal de Políticas Culturais e representante da Câmara Setorial de Fotografia de Balneário Camboriú.

Lucila Horn

Lucila HornVive e trabalha em Florianópolis – SC. Curadora, artista, produtora e educadora, graduada em Artes Plásticas (CEART/UDESC), pós-graduada em Pintura (CEART/UDESC), Especialista em Arte e Ciências Humanas (CEART/UDESC), Especialista em Fotografia (UP), Mestre em Educação (FAED/UDESC e Cultura, Doutora em Educação com pesquisa na área de fotografia. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Arte e Inclusão (UDESC).

Artista desde 1987, desde 1989 atua na área de educação e desde 2004 na produção cultural.

Como curadora destacam-se as exposições “Brasil África em nós” (Parceria com Walter Firmo – 2009) no MIS SC, “Fotografia(s) Contemporânea Brasileira: Imagens, Vestígios, Ruidos” (2013-2014) no Museu de Arte de Santa Catarina – MASC, co-curadoria de “Translitorânea” (2014) de Andrea Einchenberger com curadoria de Michel Poivert (França), no MESC e as edições da Feira Arte FOTO na Helena Fretta Galeria de Artes (2015 a 2021).

Em 2021 esteve entre os 15 curadores convidados para o Les Rencontres d’Arles – Iandé & Photo Doc – Rituels photographiques | Un regard sur le Brésil.

Participa como artista do coletivo 7Mulheres.

É Membro da Rede de produtores da fotografia no Brasil.

Coordena o Festival de Fotografia Floripa na Foto, o BC Foto Festival e o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA. Curadora e organizadora junto com Laura Lavergne (Argentina) do Encontro de Livros de Fotografia de Autor – ELFA.

Marcelo Fernandes

Marcelo FernandesÉ pós-graduado em fotografia e há mais de 19 anos dedica-se a pesquisa e produção em fotografia.

Atua também como produtor cultural.

É um dos organizadores do BC Foto Festival, coordenador no NEFA BC Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte de Balneário Camboriú, autor do livro A Casa que Roda – Circo Teatro Biriba.

Proprietário do estúdio Brasil Imagens.