Exposições

Exposição Coletiva – Varal da Trajano

Exposição Varal da Trajano

Data: De 17 a 20/08

Local: Univali Campus Balneário Camboriú – Bloco 07

Apresentação

FOTOGRAFIA COMO ENCONTRO!

Iniciativa de Alexandre Freitas, Kleber Steinbach e Milton Ostetto, com o apoio fundamental da Multicor Atelier de Impressão e Hahnemühle, o VARAL DA TRAJANO vem desde abril de 2015 reunindo pessoas em torno da fotografia, como uma ação de intervenção urbana que uma vez por mês realiza exposição de fotografia em formato de varal, sempre aos sábados pela manhã no calçadão da rua Trajano em Florianópolis.

Nestes anos de existência o Varal tornou-se um espaço democrático onde fotógrafos profissionais e amadores, iniciantes ou veteranos na fotografia podem mostrar seus trabalhos, e ao mesmo tempo o calçadão vira uma galeria a céu aberto em que o público pode ter acesso a uma vasta produção fotográfica e com a possiblidade de diálogo com os autores.

Varal da Trajano

A programação do VARAL já agregou música, lançamento de livros, mostra de livros, dança, e se multiplicou para outros lugares, como o Instantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes – Portugal, o Festival de Fotografia Floripa na Foto e ganhou uma versão na cidade de Nova Veneza. E foi por cinco anos um lugar de encontro com amigos, abraços, ambiente de troca de ideias e de conhecer pessoas.

Em março de 2020, o Varal foi forçado a parar em decorrência da pandemia de COVID-19, e mesmo realizando dez versões do “VARAL [virtual] DA TRAJANO”, o acontecimento fez muita falta na rua, com seu ritual de montagem no sábado bem cedinho, um cafezinho, as conversas, a apreciação calma das imagens e o convívio entre fotógrafos, amigos e os apreciadores.

Em 2022, retomando sua vocação, o VARAL retorna com uma celebração coletiva para a qual convidou os fotógrafos que já mostraram seus trabalhos em um dos quase 60 varais realizados desde o início desta cronografia, onde a rua é o eixo de confluência.

E esta exposição agora ganha também espaço no BC Foto Festival.

Viva a Fotografia e os encontros!!!!

Lucila Horn