Rodas De Conversas

SARAU DA TAINHA

Sarau da Tainha

Data: 19/08 às 17h

Local: Univali Campus Balneário Camboriú – Bloco 07 – Ao lado do Anfiteatro e Foyer.

Apresentação

O livro Sarau da Tainha é um compilado de fotografias que registram os seis anos de (re) existência deste movimento cultural que atua em um vilarejo de pescador, em Balneário Camboriú, desde 2015, ocupando o espaço público com ações culturais autorais, disseminando a identidade cultural do bairro e valorizando o patrimônio cultural.

sarau da tainha sarau da tainha sarau da tainha sarau da tainha

SARAU DA TAINHA

Data: 20/08 às 14h

Local: Univali Campus Balneário Camboriú – Bloco 07 – Ao lado do Anfiteatro e Foyer.

Com participação dos músicos Álvaro e Celsinho.

O Sarau da Tainha é um movimento cultural que atua no bairro da Barra, em Balneário Camboriú, desde 2015. O projeto tem como objetivo ocupar o espaço público com ações culturais autorais, de maneira pacífica e diversa, disseminando a identidade cultural do bairro e valorizando seu patrimônio imaterial.

Mensalmente o evento é realizado na Praça do Pescador, local considerado parte do sítio histórico do município, e atrai um público de diversas regiões, movimentando a comunidade local. O evento é composto por apresentações artísticas autorais, com foco na cena catarinense, espaços de microfone aberto, contação de histórias de pescador e distribuição de caldo de peixe.

Ao todo, já foram realizadas mais de 50 edições do Sarau da Tainha, que envolveram aproximadamente 200 artistas, 50 pescadores locais, cerca de 300 poetas, diversos produtores culturais, além de movimentar um público de mais de 10.000 pessoas.

Os idealizadores do projeto: Douglas Gomes dos Santos, pedagogo, articulador social e produtor cultural e Deborah Boeira, comunicadora social, produtora cultural e arte educadora.

sarau da tainha sarau da tainhasarau da tainha sarau da tainha

A Peixaria Cultural

A Peixaria Cultural é um coletivo que desenvolve projetos com foco no fortalecimento da identidade cultural do município de Balneário Camboriú, reinventando os espaços urbanos com ocupações artísticas e registrando os saberes populares como meio de preservação da memória local.

Os Projetos da Peixaria Cultural

A Peixaria Cultural tem como território de atuação o bairro da Barra e a região das Praias Agrestes, em Balneário Camboriú. Ao longo dos mais de cinco anos de atuação, o coletivo já desenvolveu alguns projetos que foram pontuais, como por exemplo, o Barra Cultural. Projeto que teve como objetivo criar uma galeria a céu aberto no bairro da Barra, onde moradores doaram seus muros para que artistas realizassem painéis em homenagem à antigos moradores e à identidade cultural local. Outro projeto pontual foi o Pescador de Histórias, um registro por áudio, textos e fotos da história de alguns personagens referência da pesca local, realizado também no bairro da Barra.

Já os projetos com continuidade o destaque vai para o evento Sarau da Tainha, realizado mensalmente desde 2015 e o CineAgreste, um cinema itinerante, realizado ao ar livre, que percorre o bairro da Barra e Praias Agrestes, com uma mostra de produções audiovisuais regionais.