Oficinas

O Mundo Somos Nós – O Biótopo e o Fotógrafo

Marcelo Greco
Marcelo Greco

Data: 19 e 20/08 das 14h às 17h

Local: Univali Campus Balneário Camboriú – Bloco 07 – Ao lado do Anfiteatro e Foyer.

Valor: R$ 250,00 

Apresentação

Um autor é um ser que deve se manter conectado a relação entre o seu universo interior e a relação com o biótopo em que está inserido. O entorno fala de quem nós somos.
Portanto para poder compreender nosso papel no mundo como autor, precisamos compreender o biótopo e como nos relacionamos com ele.

O trabalho de um autor ecoará em maior ou menor grau, com mais ou menos consciência, a maneira como ele se insere e se percebe no mundo.

Os conceitos de Horizontalidade, Verticalidade, Lar e Vazio são fundamentais para que possamos nos perceber e nos colocarmos no mundo no ato da criação.

Estar presente em um biótopo conhecido é diferente de estarmos diante de um que seja desconhecido. Nosso estado de ânimo caminha de forma distintas.

Objetivo

O objetivo da oficina é apresentar as diferentes condições de percepção e como somos estimulados a criar um ensaio, mediante um território/cultura (biótopo) distintos.

Oferecer ferramentas para que os participantes possam compreender como se relacionar com um território, o que buscar e para onde olhar? Como criamos imagens que fale algo de nós e do lugar?

Serão apresentados trabalhos de autores que nos permitam entender como esses questionamentos foram abordados pelos autores.

A partir desta apresentação e da discussão do material dos participantes, será proposta uma atividade a ser desenvolvida, individualmente em Balneário Camboriú e entorno. O resultado desta provocação será avaliada em curso.

Biografia

Marcelo Greco, em seu trabalho, utiliza a fotografia como ferramenta de expressão pessoal.

Interessa-se também pela investigação de outros territórios: realizou trabalhos em Portugal (2003), França (2016 a 2018) e Itália (2020).

Desenvolve projetos de intercâmbio cultural e residências artísticas em países como Holanda e França.

É membro do projeto Territoire Sensible, uma plataforma franco-brasileira, que se articula em torno das artes visuais e busca refletir sobre um mundo em plena mutação.

Realizou exposições individuais na Pinacoteca do Estado – SP, no Museu da Imagem e do Som – SP, no Centro Cultural São Paulo, na Caixa Cultural – SP, no Museu da Imagem do Som – Santos e nas instituições internacionais: Tropenmuseum (Holanda), Leica Gallery Solms (Alemanha), Leica Gallery Frankfurt (Alemanha).

Publicou recentemente o livro “Abrigo” (Editora Origem, 2020), terceiro trabalho de uma trilogia pessoal. “Internal Affair” (Schoeler Editions, 2013) e “Sombras Secas” (Schoeler Editions, 2015), os dois primeiros livros desta trilogia, fazem parte do acervo da Library of Congress – USA.

Publicou também os livros “Brasília” – Coleção Passaporte (Schoeler Editions, 2011), “Tempos Misturados” (Schoeler Editions, 2010), “A Sombra da Dúvida” (Sensible édition, 2017) e “Lágrimas Perdidas” (2017).