Rodas De Conversas

LIVRO RUA

Nilo Biazzetto Neto
RUA

Data: 20/08 às 16h

Local: Univali Campus Balneário Camboriú – Bloco 07 – Ao lado do Anfiteatro e Foyer.

Apresentação

O livro RUA apresenta um recorte do meu trabalho de fotografia de rua. Foi realizado totalmente com telefone celular. Comecei a fotografar em 1994. Mas apenas 20 anos depois, descobri a fotografia móvel como uma verdadeira ferramenta de expressão artística e fotográfica.

No livro trago fotografias desde 2014 até 2021, com cenas, personagens e temas diversos, com referências ao momento decisivo de Bresson, aos
cenários coloridos de Willian Eggleston e tantos outros fotógrafos que me influenciaram durante minha trajetória até aqui.

Ao percorrer as páginas de RUA, o expectador vai se deparar com diversos universos que permeiam o conceito da liberdade fotográfica, que defendo há muitos anos: a cor, o preto e branco, a infância, o futebol, os retratos, a mobilidade e as paisagens urbanas, as texturas, a poesia visual, a arte e a comida de rua, em cidades, vilas e povoados do Brasil, Uruguai, Argentina e Colômbia.

A fotografia livre e despretensiosa que a rua me permite é a que mais me atrai, é a que eu realmente amo fazer.

RUA

RUA

 

Biografia

RUA

Nilo Biazzetto Neto é nascido em 1975 em Curitiba-PR e iniciou sua trajetória na fotografia em 1994 durante a faculdade de publicidade e propaganda.

Em 1998 fundou a Portfolio, hoje um importante centro cultural dedicado especialmente à fotografia, arte, educação e gastronomia.

Atuou por cerca de 18 anos no mercado publicitário nas áreas de moda, arquitetura, retratos e gastronomia. Organizou diversos festivais de fotografia, feiras fotográficas e festivais de arte, em Curitiba.

Em 2009 inaugurou a Galeria Portfolio, onde desde então atua como diretor e curador e já realizou dezenas de exposições com grandes nomes e novos talentos da fotografia brasileira. Teve trabalhos expostos em diversas mostras coletivas e individuais no Brasil, Europa e América Latina.

Em 2014 criou a Muro Galeria, um espaço democrático de exposições ao ar livre, na esquina da Portfolio, em Curitiba.

Em 2016 lançou seu primeiro livro chamado Primárias.

Em 2017 fundou o Instituto Portfolio de Fotografia onde atualmente, atua diretamente com a fotografia e educação como ferramentas de transformação social.

Em 2020 lançou o fotolivro Cáustico, uma pequena edição limitada e em 2021 lançou o fotolivro RUA, o primeiro livro com o selo da Livraria Portfolio.

A Liberdade Fotográfica é a sua identidade, tem no mar é a sua essência e a fotografia como arte de rua uma de suas principais formas de expressão