Exposições

Venho de outros mares

Venho de outros mares

Data: De 17 a 20/08

Local: Univali Campus Balneário Camboriú – Bloco 07

Apresentação

A exposição apresenta parte do trabalho documental e poético desenvolvido pela artista Paloma Gomide, que por meio de retratos de mulheres imigrantes que vivem na capital de Santa Catarina, conta uma história invisibilizada da cidade. As retratadas, vindas tanto de outros estados brasileiros quanto de outros países, são mulheres que migraram sozinhas para Santa Catarina em busca de um sonho de futuro, traçando novas e únicas narrativas pessoais.

Para a curadora da mostra Lucila Horn, “a autora busca nos retratos de outras mulheres (i)migrantes que vivem em Florianópolis, uma forma de falar de si como também migrante. Nesta perspectiva, procura trazer a individualidade de cada uma das retratadas como procedimento para pensar a cidade como lugar plural de trocas simbólicas”.

Esta exposição, resultado de projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura .

Através de relatos e retratos de 6 mulheres: Joseni, vinda do Estado da Bahia; Bessy, vinda da Guiné-Bissau; Roseline, Sara e Rolanta, vindas do Haiti e Albernivia, vinda do Ceará, a artista evidencia suas belezas e individualidades, como tentativa de abrigar as pluralidades e as narrativas pessoais que são urgentes para pensar questões identitárias na contemporaneidade.

Venho de outros mares Venho de outros mares Venho de outros mares Venho de outros mares Venho de outros mares

Biografia

Paloma Gomide

Paloma Gomide é graduada em Cinema pela (UFSC) e em Fotografia (Univali) traça sua pesquisa tanto no cinema quanto na fotografia  com o foco no documental híbrido e feminista.

Foi contemplada no Prêmio Catarinense de Cinema 2019 com o projeto de documentário “Onde era mar”, curta sobre os manguezais de Florianópolis que se encontra atualmente em pós-produção.

Participou da Missão fotográfica Nefa BC em 2020.

Atualmente é participante e produtora cultural do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA.