Oficina – Marrom Van Dyke – com Lilian Barbon

Oficina - Marrom Van Dyke

Conteúdo

Data: Sexta-Feira 25/08/2017

Horário: 9 às 13 horas.

Local: SESC – Av. Central, 360, Centro, BC.

Valor: R$ 199,00 

Descrição

Oficina teórico-prática onde os participantes serão orientados a experimentar um dos mais interessantes processos de fotografia experimental: o Marrom Van Dyke (MDV).

Além de receberem noções básicas sobre a história e os princípios da fotografia alternativa, os alunos conhecerão todas as etapas para a produção de MVD assim como suas diversas possibilidades criativas.

Neste processo, além de utilizar sais de ferro em sua composição, também é utilizado a prata, o que torna a emulsão mais sensível que a do cianótipo (cianotipia).

O nome Marrom Van Dyke se deve por conta da tonalidade marrom obtida, muito semelhante àquela encontrada nos quadros do pintor flamengo do século XVII, Antoon Van Dyke.

A oficina será orientada pela fotógrafa e artista visual Lilian Barbon.

Pré-requisitos dos participantes

Cada aluno deverá levar:

– Avental (para não manchar as roupas)

– Secador de cabelo (quem tiver)

– Pincéis macios (diferentes formatos)

Importante: Cada aluno deverá enviar 3 imagens, em alta resolução, para lilianbarbon@gmail.com para que seja feito o negativo digital.

Currículo

Lilian Barbon é Mestre e Bacharel em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Especialista em Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico, pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Atualmente é professora na Escola de Fotografia Câmera Criativa, em Florianópolis, e ministrante de diversas oficinas de fotografia e artes visuais.

bcfotofestival