Palestra – Crítica, curadoria, e mercado – com Rosely Nakagawa e Ronaldo Entler

Palestra - Crítica, curadoria, e mercado
Todas as palestras serão gratuitas, necessita de inscrição.

Rosely Nakagawa

É arquiteta graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP/SP, com especialização em Museologia (USP) e em Semiótica da Comunicação (PUC/SP). Sócia-fundadora das edições João Pereira (1974), curadora fundadora da galeria Fotoptica de 1979 até 1986, foi curadora da Casa da Fotografia Fuji de 1997 a 2004 e das galerias FNAC de 2004 a 2009. Atua como curadora independente. Realizou exposições em capitais brasileiras, como Panorama da Fotografia Paraense, na Casa das Onze Janelas, em Belém do Pará; no Memorial da Cultura Cearense, de onde é membro do Conselho. Em São Paulo atua nos espaços culturais da Caixa Cultural, MASP, Pinacoteca do Estado, Centro Cultural Vergueiro, Cinemateca Brasileira, Itaú Cultural, Fundação Bienal, entre outras galerias particulares.

No exterior foi curadora de mostras de fotografia contemporânea no PS1 Moma Long Island, Gugguenheim Soho e no Centro de Cultura Brasil EUA, em Washignton nos Estados Unidos. No Japão realizou a mostra MixSíntese de nipo-brasileiros no Centro Metropolitano de Fotografia Contemporânea, em Nagoya. Na Europa realizou mostras no Centro Regional de Fotografia em Douchy les Mines, França, em 2004; Festival de Arles, França, em 2006; e, em Portugal, no Museu de Estremoz, em 2010. Em 2011 realizou, em cocuradoria com Guy Veloso, a mostra Extremos, na Europalia, em Bruxelas. Na América Latina organizou mostras e palestras em Buenos Aires, Argentina (1998) e México (Centro de La Imagen 1996 e 2011).

Tem participado de encontros e semanas de fotografia pela Funarte desde 1985, no Brasil e exterior, e editado livros de fotografia em parceria com as editoras Tempo d’Imagem, Cosac Naif, DBA e Terceiro Nome. Entre os títulos publicados estão Thomaz Farkas Fotógrafo (DBA); Thomaz Farkas: Notas de Viagem (Cosac Naif); Encontros com a Fotografia (FNAC e Tempo d’ Imagem); Luis Humberto: Do Lado de Fora da Minha Janela, do Lado de Dentro da Minha Porta (Tempo d’Imagem), Júlio Santos: Mestre da Fotopintura (Tempo d’ Imagem e Funarte); Benedito Duarte (Cosac Naif); e De sol a sol – O Japão que nasce no Brasil
(Editora Terceiro Nome).

Ronaldo Entler, pesquisador e crítico de fotografia, graduado em Jornalismo (PUC-SP), mestre em Multimeios (IA-Unicamp), doutor em Artes (ECA-USP), pós-doutor me Multimeios (IA-Unicamp). É professor e coordenador de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da FAAP, atuando em diversos cursos das áreas de artes e comunicação, dentre eles, a Pós-Graduação em Fotografia. Nos últimos 20 anos, tem realizado workshops, curadorias de eventos e acompanhamento da produção de artistas. Conta com mais de 150 textos críticos publicados em livros, periódicos, catálogos e sites. É editor do site Icônica (www.iconica.com.br), dedicado à crítica de fotografia, teorias da imagem e, ainda, à publicação de trabalhos de artistas em formação.

bcfotofestival